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Placar de vendas: jogue o jogo antes dele acabar

 

Placar de Vendas

O ano entrou em sua reta final. Você atingiu sua meta desse ano? E como está se preparando para atingí-la no ano que vem? Essas perguntas podem ser incômodas para algumas empresas, que ainda tem dificuldades em avançar em práticas mais modernas em sua gestão de vendas, que tiveram como origem no livro “Receita Previsível” de Aaron Ross. É certo que há influências do mercado, como, por exemplo, a Taxa Selic ainda muito elevada, o que retrai os investimentos no setor produtivo. Segundo a InvestNews (investnews.com.br), a Taxa Selic está projetada para 11,75% ao final desse ano, ainda pressionada pela taxa de juros americana, que deve ficar em torno de 5,25% a 5,50%. Soma-se a isso as incertezas trazidas pelas guerras da Ucrânia e agora de Israel, que deve gerar alta no preço do petróleo. Porém, atribuir responsabilidade apenas ao cenário externo ou macroeconômico não é algo para os fortes! Se está tão difícil, o que você pode fazer de diferente para se tornar ainda mais competitivo e assertivo na abordagem a seus clientes-alvo? Sem dúvida é um conjunto de ações, mas falar hoje do Placar de Vendas pode ajudar na execução de um trabalho mais aguerrido no seu próximo ano.
 

O placar à vista de todos

Quando você vê o jogo do seu time do coração, o placar e os indicadores de desempenho dos times te fazem entender como anda a partida, e se engajar na torcida. Em vendas é a mesma coisa! Manter um placar atualizado e simples para todos verem é algo que gera engajamento na busca da meta. Ver o desempenho das equipes (indicadores de meio), e o placar (quanto já atingi da meta) é fundamental para fazer o olho da equipe de vendas brilhar, e dar ganas de perseguir o resultado. Se esse placar é detalhado pelo desempenho dos indivíduos, melhor ainda, como as estatísticas de um jogador: Quantas visitas fez? Qual o volume de propostas que tem em andamento? Isso equivale a passes certos e chutes a gol.
 

O jogo se joga antes do apito final

Você pode achar que tudo isso é difícil e faz perder tempo, mas não é! Isso provoca algo determinante, que é ditar o ritmo do jogo, enquanto ele ainda está acontecendo. Muitos controles são feitos como uma análise “post mortem”. Verifica-se, após o fechamento do mês, se a meta foi batida ou não, mas aí já não há mais tempo para influenciá-la, isso já é passado. Aqui você tem algo muito diferente, pois um placar à vista e constantemente atualizado faz com que seu time de vendas possa influenciar o placar final, jogando o jogo com mais afinco até o apito final.
 

O apoio técnico

Outro ponto importante nisso tudo é que você pode assumir o papel de técnico. Como base no acompanhamento do placar durante o jogo de vendas, você pode dar as orientações necessárias, e chamar a atenção sobre onde melhorar. Por exemplo, pode-se ajudar a um vendedor a melhorar seus argumentos de vendas, e tornar mais assertiva a sua abordagem perante o cliente, enquanto o mês ainda corre. Isso não é um acompanhamento para cobrança, mas para orientação e apoio.

Pense nisso tudo. Temos todo um jogo a ser jogado em 2024, e podemos fazer diferença com práticas como essa.

Entre em contato com a CrossVision (www.crossvision.com.br), e monte um placar de vendas que fará seu  time se engajar ainda mais.